×

Volta às aulas: confira as dicas da chef premiada para lancheiras saudáveis e descomplicadas

Volta às aulas: confira as dicas da chef premiada para lancheiras saudáveis e descomplicadas

Babi Frazão, vencedora do MasterChef Profissionais, compartilha opções práticas para transformar o lanche escolar em oportunidade de conexão entre pais e filhos e de descoberta de alimentos nutritivos

O retorno às aulas costuma trazer uma indagação aos pais: como montar uma lancheira que seja nutritiva, atrativa e prática ao mesmo tempo? Mãe de duas crianças, alunos do Ensino Fundamental, Bárbara Frazão, a chef campeã do MasterChef Profissionais 2023, desenvolveu alternativas de lancheiras que vão além das preocupações naturais com alimentação saudável.

“Com mais variedade, as crianças têm mais curiosidade para descobrirem novas comidinhas e, de forma divertida, interesse em se alimentar de forma correta”, explica Babi, como é carinhosamente conhecida a também Chef Revelação 2024, segundo a Prazeres da Mesa. Ela enfatiza que a segurança emocional dos pais é fundamental nesse processo: “Ao montar a lancheira, confie nas escolhas feitas e evite a culpa, pois o importante é oferecer variedade e equilíbrio”.

Confira abaixo as dicas de Babi, se inspire e inove na preparação das lancheiras infantis. Segundo a chef, com estas orientações descomplicadas, práticas e afetivas, você transforma a montagem delas de desafio diário em oportunidade de conexão, descoberta e nutrição adequada para o desenvolvimento físico e mental das crianças.

Comida de verdade como base fundamental

A primeira orientação de Bárbara é clara: priorizar alimentos minimamente processados. “A base da alimentação infantil deve ser comida de verdade, com nutrientes e sabores naturais. Frutas frescas, legumes cortados, pães caseiros e queijos de boa qualidade formam a base ideal para qualquer lancheira saudável”, destaca. Para fugir dos ultraprocessados, Babi ainda sugere pepino e batata cozida, queijos artesanais mais maturados (que são menos perecíveis por conter menos água), pães recheados, crostinis e torradas. “As castanhas”, lembra a chef, “merecem destaque especial como excelentes fontes de proteína e oleaginosas”.  Para inspiração prática, clique aqui e veja opções de lancheiras com esses ingredientes.

A arte dos cortes e das cores

Uma das estratégias mais eficazes, segundo Babi, é explorar diferentes apresentações do mesmo ingrediente. “Nem sempre precisamos enviar os itens da mesma maneira para a lancheira”, orienta. Uma cenoura, por exemplo, pode se transformar em rodelinhas ou palitinhos, enquanto ovos de codorna podem ser servidos em espetinhos intercalados com tomates-cereja. A variedade visual é fundamental: preservar cascas de frutas, oferecer diferentes texturas e dar autonomia para que a criança interaja com o alimento são elementos-chave para a aceitação. Iogurtes e cremes em potes térmicos também se mostram excelentes alternativas. Clique aqui e confira sugestões completas de lancheiras para uma semana inteira de aulas.

Recipientes: beleza e funcionalidade

O último pilar das orientações de chef, proprietária do restaurante Afeto e de uma linha de pudins, em Brasília (DF), e também professora de curso superior de gastronomia, diz respeito aos recipientes utilizados. “Além de lindos, com desenhos e formatos, os potes devem ser funcionais”, ressalta. A preservação de texturas (crocância, maciez, fofura) e temperaturas adequadas são fundamentais – e as crianças percebem essas diferenças. “Mais do que só um lanche, valorizar o sensorial é garantir aceitação e, melhor de tudo, segurança alimentar para seu filho”, explica a chef. Por isso, os potes térmicos são investimentos essenciais para manter os alimentos na temperatura correta. Clique aqui e assista a um vídeo especial de Babi sobre recipientes para lancheiras.

Sobre Bárbara Frazão – Bárbara Frazão, ou Babi Frazão, é chef de cozinha, empreendedora e mãe de dois filhos. Vencedora da 5ª edição do MasterChef Profissionais (2023) e eleita “Chef Revelação do Ano” pela Prazeres da Mesa (2024), atua há 13 anos no setor gastronômico. Antes de consolidar sua carreira em Brasília, Babi teve passagens pelos renomados restaurantes D.O.M e Maní, em São Paulo, e Pujol, no México, experiências que contribuíram significativamente para sua formação culinária internacional. É proprietária do restaurante Afeto e do projeto Caramelou, ambos em Brasília, além de ser professora e embaixadora do curso de Gastronomia do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Instagram: @chefbabifrazao, @afeto.restaurante e @pudimcaramelou.

 

 

Publicar comentário