Cortella, o professor que levou a sala de aula para o mundo
Biografia ilustrada de um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade é assinada pela escritora Silmara Rascalha Casadei
Em 1954, nascia Mario Sergio Cortella, batizado com o nome do galã da época. Alegre e curioso, sempre foi muito sociável. Mas, aos sete anos, a hepatite o levou ao hospital. Foram 100 dias de internação e o menino falante se viu solitário e entediado. Quando acabaram os gibis, mergulhou na literatura e, junto a Monteiro Lobato, Alexandre Dumas, Miguel de Cervantes, Dostoiévski e Dante Alighieri, deu início a uma jornada sem volta.
Em Cortella, o professor que levou a sala de aula para o mundo, a escritora de livros infantojuvenis, Silmara Rascalha Casadei, reúne os principais acontecimentos que marcam a vida e os 50 anos de carreira do professor, palestrante, filósofo e escritor. Com ilustrações de Ednei Marx, a publicação da Cortez Editora diverte e encanta, e conta com as contribuições do próprio homenageado: frases selecionadas por ele com pensamentos, ensinamentos e curiosidades. Quem imaginaria que o pequeno Mario Sergio teria uma aranha-caranguejeira, chamada Matilde, como animal de estimação?
A biografia ilustrada retrata a partida de Londrina (PR) para São Paulo, aos 13 anos, junto à família. Na capital paulista, Cortella comprou o primeiro livro de filosofia, Meditações Metafísicas, de Descartes. Em 1972, decidiu cursar Filosofia na Faculdade Anchieta para transformar-se em um “amigo da sabedoria”. Dois anos depois, deu início à carreira de docente, que surgiu paralela à experiência na vida religiosa, no convento Ordem dos Carmelitas Descalços, onde viveu por três anos.
Quando começa a pensar em suas obras, em tudo que já produziu, Cortella costuma dizer que ainda se sente aquele menino, cheio de ideias, esperança e imaginação, com afeto e coragem para fazer boas apostas nos jogos da convivência, da ética e da dignidade humana, como fazia no jogo de bets [também chamado de “taco”], lá da sua infância.
(Cortella, o professor que levou a sala de aula para o mundo, p. 40)
Inspiração para jovens leitores, professores e público em geral, Cortella, o professor que levou a sala de aula para o mundo reúne as conquistas, alegrias, perdas e desafios de um dos pensadores brasileiros mais influentes da atualidade. Apoiada por uma linha do tempo com fotografias que marcam os principais acontecimentos, a autora detalha a história do escritor que acumula mais de 50 livros publicados e alcançou 23 milhões de seguidores em seus canais digitais.
Silmara Rascalha Casadei destaca a inteligência brilhante e humanizada de Mario Sergio Cortella, propagada na voz forte e melodiosa, com sotaque do Sul do Brasil, que dissemina ensinamentos a milhares e milhares de pessoas. Conhecimento que, segundo o texto de abertura do livro, flui despido de arrogância, porque “gente grande sabe que é pequena”, mas consegue, com sabedoria, imprimir sua marca por onde passa.
Ficha Técnica
Título do livro: Cortella, o professor que levou a sala de aula para o mundo
Autora: Silmara Rascalha Casadei
Ilustrador: Ednei Marx
Editora: Cortez Editora
ISBN/ASIN: 978-6555555660
Páginas: 48
Preço: 64,00
Onde comprar: Amazon
Sobre a autora
Silmara Rascalha Casadei é Mestre e Doutora em Educação e psicanalista, mentora do Saber Ampliado. Escreve muito desde criança, sempre se interessando por livros, histórias de vida inspiradoras e pela educação. Foi professora e diretora de escola por mais de 30 anos. É autora de 34 livros infanto-juvenis, dentre os quais muitas biografias ilustradas; a Coleção A menina e seus pontinhos; Chinelinhos brasileiros; O pequeno mundo criativo; O que é a pergunta?, com Mario Sergio Cortella, com o qual coordenou a Coleção ‘tá sabendo? – todos pela Cortez Editora.
Instagram: @silmaracasadei_oficial
Sobre o ilustrador
Ednei Marx descobriu seu gosto pelo desenho na infância e desde então seguiu seu sonho de tornar-se ilustrador. Iniciou a carreira como caricaturista ao vivo e, ao profissionalizar-se como ilustrador, fundou o Studio58 em 2002, em São Paulo. Graduou-se em Artes Visuais com extensão em Linguagem Cinematográfica. E em mais de 30 anos de trabalho, especializou-se em criação de personagens, linguagem de histórias em quadrinhos e ilustração científica. Seu portfólio diversificado inclui ilustrações para livros didáticos, paradidáticos, campanhas publicitárias e projetos de turismo. Notavelmente, é o ilustrador das tirinhas do Professor Cortella & Philó.
Instagram: @edneimarx
Sobre a Cortez Editora: Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores. Seu catálogo é referência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.
Site: Cortez Editora
Publicar comentário