×

Saiba a necessidade de realizar pausas para o aproveitamento melhor do seu dia

Saiba a necessidade de realizar pausas para o aproveitamento melhor do seu dia

O nosso gasto energético é relativamente grande longo do nosso dia para realização das nossas atividades, sendo assim, podemos considera-lo um fator determinante para a nossa produtividade.


Esse nível de energia determinará o nosso desempenho, principalmente naquelas consideradas mais exigentes ou em momentos de estresse. Portanto, é importante manter esse nível de energia o mais elevado possível para obtermos recursos e resultados satisfatórios no nosso trabalho.

 

Para ilustrar melhor esse assunto, devemos perguntar: por que é importante fazer pausas ao longo do dia?

A resposta é muito simples, é notório que para realizar determinadas atividades, necessitamos gastar uma carga extra de energia, ao passo que o nosso tempo é limitado, é natural que a nossa energia também se esgote.
Por isso, as pausas durante o dia, permitem-nos que esse banco energético seja recuperado para que possamos retornar as nossas atividades mais produtivas.

Quanto mais esforço realizarmos em uma atividade, mais importantes são os intervalos entre uma “sessão” e outra. 

Devemos observar o quão estressante será o trabalho a ser executado e planejar com antecedência uma pausa, para que se evite que os níveis energéticos caiam consideravelmente ao ponto de dificultar uma rápida recuperação.
No momento em que nos dedicamos a um trabalho sem interrupção por mais de duas ou três horas, apesar da sensação de produtividade, os sintomas do excesso de energia desprendida começa aparecer através da exaustão física e emocional e dores no corpo.

Com o tempo, esses níveis de estresse elevados podem desencadear em doenças psicossomáticas como crises de ansiedade, depressão e até mesmo a síndrome de burnout.

Com que frequência devemos realizar uma pausa?

Os intervalos devem ser realizados aos primeiros sintomas de esgotamento mental ou estresse físico. A famosa “pausa para o café”  de dez minutos ajuda substancialmente a recuperação dos níveis energéticos para que as atividades possam ser retomadas.
 
Mas o que fazer durante uma pausa?
Também nesse aspecto, cada um de nós é diferente e trabalha em um contexto diferente. Cada organismo é único e age diferente, cada pessoa possui um nível de tolerância ao esforço físico e mental.

A regra de ouro válida para todos, é fazer a pausa de verdade, ou seja, uma interrupção real do que você está fazendo e não a transição para algo semelhante que ainda requer os mesmos recursos.

Realizar de fato uma pausa ao ponto com total inatividade substancial dos grupos musculares envolvidos na atividade anterior, pois está cada vez nítido que o cérebro funciona melhor quando lhe damos descanso adequado.

Website | + posts

Nascido em Jaffa, Israel, Gad Adler é filósofo, terapeuta motivacional e palestrante.Formado em Filosofia e História das Religiões pela Universidade de Tel Aviv, escreveu o livro “Você não pode tudo!Mas pode e merece ser feliz.“; é criador do método Melhor Maneira de aperfeiçoamento emocional para uma vida melhor, além de administrar o site:www.melhormaneira.com.br com conteúdo motivacional e que leva o mesmo nome da técnica.

Post Comment

You May Have Missed