×

Entenda como funciona os traços da personalidade de um narcisista

Entenda como funciona os traços da personalidade de um narcisista

Na mitologia grega, Narciso após ser amaldiçoado pelos deuses a viver uma vida solitária e sem amor, se apaixona pela sua própria imagem refletida em um lago e morre sozinho.

A partir desse personagem mitológico surge o termo “narcisista” para designar pessoas que idolatram sua própria imagem. Esse traço de personalidade destaca a necessidade que um indivíduo possui em espelhar a sua sombra psicológica como um reflexo na imagem dos outros. São pessoas  que muitas vezes são incapazes de identificar um sentimento de amor, carinho e afeto recebido e muito menos aqueles que os dão.


O narcisista na realidade não se ama, sua autossuficiência, arrogância, perfeccionismo e desprezo na realidade é uma armadura que serve como disfarce para esconder sua baixa autoestima e incapacidade de lidar com seus sentimentos internos, projetando no outro as suas frustrações.

O seu desespero em não olhar para dentro de si e realizar a árdua tarefa de autoconhecimento, os impede de enxerga a realidade e aproveitar a companhia de suas vítimas, projetando para fora apenas críticas e vitimismo.

Quando imaginamos a figura de um narcisista, temos em mente pessoas egocêntricas, infladas e arrogantes, as verdadeiras donas da razão, mas na realidade, não é assim muito bem assim que funciona.

O que se sabe até o hoje é que o narcisimo se trata de um transtorno de personalidade e que para se obter um diagnóstico preciso de Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN), na qual a pessoa deve receber o acompanhamento de um profissional da área da saúde mental e apresentar duas ou mais das características citadas abaixo:

1. Características e atitudes arrogantes, falta de empatia pelo outro;
2. Megalomaníaco almeja ter poder ilimitado, controle sobre tudo, sucesso e beleza;
3. Incompreendido pela maioria acredita ser um ser especial, na qual poucos o compreendem;
4. Busca ser o centro das atenções, admiração excessiva;
5. Acredita merecer tratamento diferenciado e respeito absoluto por seus desejos;
6. Os outros servem de escada para que seus objetivos pessoais sejam atingidos;
7. Empatia zero para com os sentimentos alheios;
8. Acredita ser invejado, quando na verdade ele é o invejoso;
9. Tem atitudes arrogantes.

Além dos itens citados, o narcisista muitas vezes ser exibicionista, pode manifestar traços comportamentais de hostilidade e antissocial. São cruéis e vingativos quando não conseguem atingir os seus objetivos.

Os relacionamentos de um narcisista giram em torno deles, na qual veem o parceiro ou as pessoas próximas como uma extensão de si mesmo, logo, esperam total dedicação, que os aprecie e os considere especiais.

No que se diz respeito com relação aos seus parceiros, para eles resta apenas se adaptar ao mundo gélido dos narcisistas e se acostumar a viver com a sensação de estar emocionalmente sozinho, resultando na perda da confiança e da autoestima. Manipuladores, fazem as coisas de um modo que aconteçam como bem entendem, punem ou fazem os  seus parceiros se sentirem culpados por rejeitá-los.

É complicado compreender a mente de um narcisista e  ao mesmo tempo ter empatia, porém é necessário entender que nenhum deles optou por ser assim. Por trás de um narcisista sempre existe uma história de abandono emocional, dor, abusos, rejeição, sofrimento ou até mesmo excesso de mimos e que  precisa ser diagnosticado e tratado.

 

Redação
+ posts

Post Comment

You May Have Missed